Aterro Sanitário - A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente.
Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos.
Lixão - E uma área a céu aberto onde os resíduos são despejados, sem nenhum tipo de impermeabilização do solo. Não atendem as normas de controle. E estão proibidos no Brasil. Apenas recebem jogados de qualquer maneira.
Aterro Controlado - Normalmente e um lixão remediado, que é coberto por terra, e depois por camadas sucessivas de terra e lixo, mas sem procedimento de impermeabilização do solo ou captação do chorume.